sexta-feira, 14 de maio de 2010

NARRATIVAS VISUAIS: MÚLTIPLOS OLHARES, LEITURAS PLURAIS

RESUMO DA MINHA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

No contexto escolar, a leitura do código visual é deixada em segundo plano, contrapondo-se à leitura do código verbal. Sendo assim, faz-se necessário a instrumentalização de leitores infantis, de maneira que eles sejam capazes de interagir com ambos os códigos simultaneamente. Dessa forma, esse estudo se propõe investigar a possibilidade de que uma leitura, utilizando-se como recurso a mediação por um leitor adulto, possa influenciar positivamente os leitores infantis a se tornarem mais competentes na leitura de narrativas exclusivamente de imagens. Para isso, foram realizadas coletas de dados, durante cerca de dois meses, utilizando-se em média dois turnos de quatro horas para cada livro de imagem trabalhado, num total de oito encontros. Participaram do grupo nove crianças, alunos de 4ª série do Ensino Fundamental de uma escola pertencente à rede pública municipal, localizada na cidade de Ilhéus (BA). A análise dos encontros das narrativas visuais trouxe contribuições significativas, potencializando o desenvolvimento crítico e cognitivo de cada sujeito envolvido nesse estudo, como também promovendo a reflexão sobre si mesmo e sobre o mundo, proporcionando a afirmação do eu e o encontro deste com o outro, com a alteridade.
PALAVRAS-CHAVE: leitura, imagem, cognição, semiótica

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